O Último Azul | Walter Salles comemora prêmio no Festival de Berlim
- George Michael
- 22 de fev.
- 2 min de leitura

Neste sábado (22), Walter Salles, diretor de "Ainda Estou Aqui", parabenizou o filme "O Último Azul" por ter recebido o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim. Em comunicado à imprensa, o cineasta confirmou que acompanhou a cerimônia de premiação da Berlinale e celebrou a conquista do longa-metragem dirigido por Gabriel Mascaro.
Salles já foi laureado com o Urso de Ouro por "Central do Brasil" em 1998 e é, ao lado de José Padilha, um dos poucos brasileiros a ter recebido o prestigioso prêmio do evento.
"Viva Gabriel Mascaro, viva o Cinema Brasileiro, viva a incrível criatividade do cinema pernambucano!", escreveu Salles. "O Grande Prêmio concedido pelo Festival de Berlim a 'O Último Azul' é um reconhecimento do notável talento de Gabriel e de nossa equipe de atores e técnicos. A continuidade é vital para enraizar uma cinematografia, e é isso que Gabriel Mascaro nos proporcionou hoje."
O cineasta também destacou que outras obras latino-americanas foram reconhecidas pelo júri, presidido por Todd Haynes.
"Acompanhei a premiação ao vivo pelo canal da Berlinale, foi emocionante ver um cineasta tão talentoso quanto Gabriel ser premiado em um evento tão significativo. Berlim 2025 também comprovou a vitalidade do cinema latino-americano, com 'A Mensagem', do diretor argentino Iván Fund, recebendo o Prêmio Especial do Júri, além de outros dois filmes sul-americanos sendo premiados pela Fipresci: 'La Memoria de las Mariposas', de Tatiana Fuentes Sadowski (Peru), e 'Bajo las Banderas el Sol', de Juanjo Pereira (Paraguai)."
O Brasil já conquistou o Urso de Ouro em duas ocasiões, com "Central do Brasil" e "Tropa de Elite". Neste ano, "O Último Azul" ficou em segundo lugar, atrás apenas do norueguês "Dreams", que levou o prêmio máximo do evento.
Sinopse do filme
Em busca da recuperação econômica, o governo brasileiro criou um sistema de isolamento vertical compulsório para idosos com mais de 80 anos, forçando-os a viver em uma colônia. Teca, com 77 anos, reside na aldeia de Muriti, na Amazônia, e é surpreendida pela redução da faixa etária do confinamento. Encurralada, Teca embarca em uma intrigante jornada, escondida dos oficiais, navegando por rios, barcos e os submundos, em busca de realizar seu último desejo: um passeio de avião.
Elenco
O filme conta com a atuação de Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro, Dimas Mendonça, entre outros.
Enquanto "O Último Azul" aguarda uma data de lançamento, "Boi Neon", o filme que projetou Gabriel Mascaro ao reconhecimento internacional, está disponível no Prime Video.
ความคิดเห็น